segunda-feira, 4 de maio de 2009

Tower of Power

Nunca me imaginei tocando saxofone - o lance teria de ser com guitarras distorcidas, pensava. Eu detestava sopros até o dia em que ouvi Tower of Power. Nome mais que apropriado para esse grupo, pois o som por ele gerado é de alta voltagem. Não, eu não gosto de tudo que eles fizeram, mas devo admitir que eles fazem funk como deve ser: com muito balanço.


O grupo é quase uma big band - gente pra caramba no palco: um naipe com cinco sopros de primeiríssima qualidade (com pitadas jazzy nos solos), uma bateria que faz balançar, aquela guitarra picada que povoa a black music, um baixo que é um rolo compressor e um sutil teclado para dar aquele clima motown. Meus amigos, fica difícil não dançar.


O meu primeiro contato com o som grupo foi com o lp Bump City, de 1972. A primeira faixa - You got to funkifize - já demoliu tudo e, como sugere o título, funkeou-me. Nessa faixa, especialmente, o Tower of Power une elementos do blues e do rock'n'roll com o excelente amalgamador funk/soul. Infelizmente, eu não achei nenhum link para divulgar para os navegantes, mas encontrei outros bons discos que bem representam o trabalho da banda.


Deixarei, ali no podcast, uma seleção de momentos diversos do grupo para vocês curtirem.
Alguns links: here and here

2 comentários:

Don Oleari disse...

Salsa, tô aqui curtindo o som do seu ótimo blog de rock.

A Tower Power é bem o que você disse mesmo:uma banda quase "big", uma sonoridade potente a lembrar bandas importntes e riquíssimas musicalmente. Etão aí na sua programação Blind Faith, Cream, Canned Heat, Free, entre outros que passaram pelo seu crivo, pra mostrar isso claramente.

Abraço. Sucesso.
Oleari.

Salsa disse...

Valeu, Oleari.
Sabes que vou fazer um som comn seu filho? meiqui roque, meiqui jazz.