quarta-feira, 15 de julho de 2009

Spooky Tooth

1975.

Eu morava em Colatina, uma cidade do interior do Espírito Santo, à rua Abílio do Santos, 31, quarto andar (sem elevador). No primeiro andar, morava o Menegatti, construtor do prédio (suponho, pois o seu nome era o mesmo que identificava o edifício). Ele, como eu, era chegado no tal roquenrou. Um dia, ele me chamou para escutar uns discos. Babei com a coleção fantástica de lps que desfilou na vitrola. Ele me disse: escolhe um para trocar pelo seu disco do Humble Pie (já postado). Balancei mas não topei. Achei que jamais encontraria outro disco do Humble Pie.

Saí de lá com um som na cabeça. A música era dos Beatles - I am the walrus - mas o intérprete era outro grupo inglês de nome engraçado: Spooky Tooth. A faixa está no disco The last puff, que, depois desse dia, nunca mais vi nem ouvi, até que, ano passado, encontrei o cd do grupo (o mesmo que chamou minha juvenil atenção) num sebo. Arrematei na hora. Reminiscências não podem ser jogadas fora sem a devida revisita.

Essa é uma banda pouquíssimo conhecida aqui na terra brasilis. Lá fora também não recebeu a merecida atenção. Uma banda underrated, pois. O som do grupo é pesado, mas não prima pela agressividade. Alguns comentarista a querem como uma banda de prog rock, com o que eu não concordo. O único trabalho deles que, para mim, tem essa coisa prog é o Ceremony (que eu achei chatinho). Nos discos restantes (achei um monte na web), o som do Spooky Tooth mantém uma saudável homogeneidade chegada pro hard, apesar das alterações sofridas pela banda no decorrer do tempo. Em The last puff, 1970, a formação era Luther Grosvenor - guitarras, Mike Harrison - Vocais e Teclados, Mike Kellie - Batera e Percusão, Chris Stainton - Orgão, Teclados, Piano e Guitarra, Henry McCullough - Guitarras, e Alan Spenner - Baixo, Guitarra.

Deixarei duas no podcast.

O link para a discografia: here

6 comentários:

Gabriela Galvão disse...

Humble Pie eh do caralho e outro dia achei um no centro, brincando num 'sebo'. Dez pilinhas!

Agora, Spooky Tooth ñ conheço (eh verdade q ñ conheço eh quase nada)... Vou ali ouvir.

Salsa disse...

Humble Pie tem algumas coisas bacanas. O Spooky Tooth também. Dê uma conferida na discografia. Deixe o link de um sítio que tem tudo.
Valeu a visita, Gabi.
Abraços,

F. Grijó disse...

Gostei da pegada blueseira, Salsa. Não conheço - nem sequer tinha ouvido falar da banda -, mas, pelo que é possível ouvir, a coisa presta. E muito.
checarei mais.

p.s. Consegui linkar seu blog de rock lá no Ipsis.
Abraço, camarada.

Salsa disse...

Valeu, Grijó.

Don Oleari disse...

Prezado Salsa:

Do Spooky Tooth, tinha só lido pouquinha coisa, ouvido nada.
Tardou ouvir, mas valeu.

Bom mesmo também reouvir Emerson, Lake and Palmer. No cumecim deles aqui na pátria amada, idiolatrada, salve, salveeee!!!, vibrava com a sonzera deles...
Sucesso, sempre.
Oleari.

Salsa disse...

Bem-vindo seja, grande guru. Quando teremos nova reunião sobre o Don Oleari Bar?