quarta-feira, 29 de julho de 2009

Aretha

O meu post semanal não será tão rock'n'roll. Derraparei para pista do r&b, soul, funk e gospel administrada por uma das vozes mais potentes do universo pop: Aretha Franklin. Sim, eu tenho vários discos da Aretha. Lembro-me, na minha infância, que ela chamou mais a minha atenção do que Michael Jackson. Deste, eu só curtia os desenhos animados.


Trago-lhes dois discos: Lady soul, de 1968, e o Live at Filmore West, de 1971. Em ambos, encontra-se balanço para mais de metro. Ouvir Chain of fools, do primeiro, sem balançar é uma tarefa que considero impossível. Acrescente-se aí Money won't change you, Niki Hoeky e a bluesy ballad Good to me as I am to you e o disco já estaria pago. O melhor é que todas as dez faixas são excelentes.


O disco ao vivo é tão bom quanto Lady soul. Inicia com a pedreira Respect e, a partir daí, a peteca não cai mais. Mesmo as músicas de branco Bridge over trouble water e Eleanor Rigby, imersas no feeling negro, tornam-se puro soul. De quebra, ainda conta com a participação de Ray Charles no hit Spirit in the dark. Pode aumentar o som, afastar as cadeiras e começar a festa.


Ouçam uma seleção ali no podcast.


Links: here & there

7 comentários:

Juliana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cinéfilo disse...

Craque!
De vez em quando dá uns gritos desnecessários, mas quem canta soul como ela?

É a melhor coisa naquele disco "The Blues Brothers", cantando "Think". Só acho que, no gospel, leva surra de Mahalia.

Grande"
Abraço.

FG

Salsa disse...

Acho a mahalia sensacional, mas, como dissestes, soul é com Aretha. Os gritinhos são perdoáveis.

Don Oleari disse...

Salsa, meu caro, mesmo às 6 de la matina,o balanço da música arethaiana é fartamente animador.
Não precisa se desculpar.

Você e peagadê em sons musicais e no nosso blog de roquizim antigo vai bem demais a Aretha.
Aproveitei pra dar mais um pontim pra Move Over com o Slade.
Abraço, cara, beleza!
Oleari

Salsa disse...

Valeu Oleare,
Que a próxima reunião não seja tão secreta (não encontrei ninguém em lugar nenhum)

Érico Cordeiro disse...

Mestre Salsa,
Grande escolha. Respect e Chain Of Fools detonam - e quem é que não cantou I Say A Little Pray For You naquele filme bem bacaninha, O casamento do meu melhor amigo?

Salsa disse...

Ah, boa lembrança, Érico,
do filme e da música.
Vou ali ouvir e já volto.