domingo, 5 de abril de 2009

Mais paleontologia: T. Rex

Continuemos com nossos dinossauros. Mais do que dinossauros, Tiranossaurus Rex, ou T. Rex, como também era chamado o grupo liderado por Marc Bolan (guitarras e vocal) mais Mickey Finn (percussão e voz), Steve Currie (baixo) e Bill Legend (bateria). Esse foi outro som que me causou alguma estranheza quando ouvi pela primeira vez, em 1972, e é mais um da série de lps apresentados pelo irmão mais velho. Imaginei que fosse como os anteriores que ele havia deixado em casa. Eu queria ouvir a boa e velha pedreira hard, mas esse grupo fazia um som mais leve, menos agressivo, que, à época, era chamado de Glam(our) rock (ou glitter - lembram-se do Gary?) - aquela linha mais carregada de androginia.

Bolan tinha uma estrada um tanto psicodélica até o início dos anos setenta, quando alterou sua linguagem e produziu pelo menos dois discos que me agradam. O primeiro que chegou aos meus ouvidos foi The Slider, o segundo disco fica no suspense, pois eu postarei depois.



O som do T. Rex antecipava bastante o universo dos anos oitenta, período que, para mim, acabou de afundar o rock'n'roll. Isso não quer dizer que Bolan foi responsável pelo naufrágio. Longe disso. Creio que esses discos (o citado e o que citarei em outro post) estão entre os melhores do gênero - os arranjos são algo realmente diferentes e interessantes para a época do seu lançamento e para a atualidade. O arranjador incluiu de modo eficaz umas cordas que propiciaram um clima muito bom para o trabalho.


Duas faixas desse disco se revezaram como número um na "parada de sucessos": Metal Guru e Telegram Sam. Essas vocês poderão ouvir ali no podcast.
Links: Um, Dois, Três.

3 comentários:

ReAl disse...

Pô, Salsa, não ouviu nada que presta nos anos oitenta?

Salsa disse...

Nesse período eu mudei pro jazz.

Sergio disse...

Ufa. Ainda bem que falou bem (pouco mas muito bem) do maior dos predadores desse período mesozóico do rock. O disco Warrior seria o que merecerá uma 2ª postagem? Excelente pedida, Salsa.

Mas e o Roxy Music, a mais sofisticada do clan dos Glan, não cousou-lhe espécie na época, tbm?