quinta-feira, 30 de abril de 2009

Free

Eu conheci a banda Free, mais uma inglesinha blues-rock, quando ela já estava encerrando as atividades. O lp que eu comprei - Heartbreaker (1973)- não me agradava completamente (achei muito melacueca), mas, curioso, saí à cata de mais alguma coisa. Encontrei dois que têm uma pegada mais hard: Tons of Sob, gravado em 1968 (a versão em cd tem várias faixas extras), e o Live, de 1971 (esse deapareceu, mas eu achei um cd numa lojinha). O disco de maior sucesso, Fire & water, de 1970, não consegui até hoje. Se encontrar, postarei aqui no blog.


O grupo era liderado por Paul Rodgers, vocalista (ao fim da banda, ele criou a Bad Company, com sonoridade similar ao Free; atualmente, ele está substituindo Fred Mercury no grupo Queen) e pelo falecido e maluco guitarrista Paul Kossof (gostei bastante do timbre da guitarra, mas as drogas acabaram com o cara - não se aguentava em pé durante os shows). A piração de Kossof, dizem, culminou com o fim da banda. O som pesado do Free agora é só história e estórias. A formação original contava com, além dos citados, Andy Fraser (baixo) e Simon Kirke (bateria).


Ouçam a seleção dos três discos citados (All right now foi originalmente gravada no disco Fire & water) .


Links: Here

2 comentários:

Sergio disse...

Putz,há muito q não venho aqui. O Free é uma paixão antiga. Conheci o som da banda (All Right Now) numa matinê de domingo, numa casa de festas de Ipanema q, se eu forçar a memória sou capaz até de lembrar o nome. Hi-Fi! é isso. Tipo eu com 12/13 anos. Quando ARN tocava ninguém ficava sentado.

E, Salsa, não encontrar na rede qualquer disco do Free é mais difícil q encontrar.

Grande lembrança o Free.

Salsa disse...

É verdade, Sérgio. A molecada não conseguia ficar parada.