sexta-feira, 24 de abril de 2009

Gentle Giant

Senhoras e senhores, ladies and gentlemen, anuncio-lhes, com prazer, que esse blog passa a contar com a colaboração do jovem João Paulo Oleare, filho de Don Oleare, em assuntos roqueiros diversos. A sua primeira colaboração é sobre uma banda que o vizinho Sérgio Sônico muito admira: Gentle Giant. Vamos ao que interessa:


O Gentle Giant é uma banda inglesa que surgiu em 1970, capitaneada pelos irmãos Shulman (Phil, Derek e Ray). Ao contrário da maioria das bandas do rock progressivo, uma música quase albina de tão branca, o GG não se avexava em incorporar ritmos negros (notadamente, o funk).

Isso, com certeza, contou pontos favoráveis pra banda, que conseguiu certo destaque. Fora as já citadas influências de música negra, um vocalista meio amalucado que não resistia à chance de dar uns gritos, guitarras mais altas do que o costume no prog e mudanças de ritmo garantem a alegria de quem quer ouvir rock progressivo não-sacal.

Essa faixa, Cogs In Cogs, é do disco The Power And The Glory, de 1974.

O link: Here!

3 comentários:

Don Oleari disse...

...Cara, se você gosta da banda Gentle Giant e o Sergio Sonico também,só pode ser uma boa banda.

Quanto ao caçula aí, abrigado no ótimo blog dos roquizim antigo, quero dizer que sou um rockoroa dusqui choram...

Mas, certamente ele está em ótimas companhias: inteligência, informação, bons sons - falar nisso, vamos curtir Gentle Giant.
Abraço do Oleari.

Sergio disse...

Poxa, Salsa, vc tem q me avisar dessas coisas. O que tenho pelo Gentntle Giant, ultrapassa os limites da admiração. É tara mesmo. Meus amigos me sacaneiam. Se o papo é música, sempre arranjo um jeito de codturar os GG na conversa. Só - não sei se li bem - mas a banda não é esse Omo branco total aqui falado não. Só que eles tinham o jeito peculiar - e peculiar é uma das paalvras chaves da banda - de injetar um groove soul nos seus sons. Tanto q, eles vieram de uma banda, formada pelos mesmos Shulman, com claras influências da black soulmusic dos anos 60. Os Simon & Dupree... Há uma série de curiosidades sobre esse embrião do GG, inclusive de que Elton John pediu emprego lá e aquele baixotinho do Doodley Moore.

Mas no fim das contas, saber que o jazzy Salsa teve ouvidos para os Gentle Giant já foi uma gratíssima surpresa!

Viu como me empolguei, né?

Sergio disse...

Pois é. Li mal. "o GG não se avexava em incorporar ritmos negros (notadamente, o funk)". Tu é o cara.